Dojo - Etiqueta e Cerimonial
Dojo significa “lugar onde se pratica a via”, ou seja, o lugar onde, praticando Karate, se prossegue um caminho de aperfeiçoamento não só técnico, mas também moral e espiritual. O primeiro destes objectivos (aperfeiçoamento técnico), se feito segundo as regras estabelecidas, conduz inevitavelmente aos outros.

Para isso contribuem a cortesia e a etiqueta que se deve observar no dojo.

Assim, tanto ao entrar como ao sair, deve-se fazer uma vénia, em sinal de respeito pelo lugar onde se vai praticar, criando um estado de espírito propício à calma e à harmonia com o lugar em si, com o Sensei (professor), com os outros praticantes, com o universo.
Com essa primeira vénia, começa o afastamento do mundo exterior, do stress da vida quotidiana, pelo qual se procura atingir um estado de consciência “pura”, liberta de sentimentos negativos.

No começo da aula, antes ou depois do taisô (ginástica de preparação), tem lugar o “Rei” (saudação, cortesia, cerimónia) onde, em seiza (posição de joelhos, sentado sobre os calcanhares, com as costas direitas, em quietude), se faz, em primeiro lugar, mokusô, que pode traduzir-se por “meditação” (com os olhos semi-cerrados ou fechados, em recolhimento, respirar calma e profundamente e dirigir o pensamento para o interior de si próprio), seguindo-se-lhe as saudações. A primeira, para o lugar de honra do Dôjô, onde normalmente estão os retratos dos fundadores, e a segunda, entre o professor e os alunos. No fim da aula, repete-se a saudação, mas invertendo a ordem.

Durante o treino, observa-se o mesmo espírito de cortesia e humildade. Assim, antes de se dirigir ao Sensei ou ao Sempai para, por exemplo, lhe pedir uma explicação, e depois de a obter, ou quando começa e acaba o treino com um parceiro, ou, ainda, quando começa e acaba um treino de kihon ou de kata, o praticante deve fazer uma curta vénia. Na escala hierárquica, a seguir ao Sensei, vem o Sempai, (sénior, aluno mais graduado, que normalmente é assistente do Sensei, encarregando-se do Taisô, de orientar os menos graduados (Kohai) na preparação para o cerimonial, etc.). Em certa medida, cada praticante tem o(s) seu(s) Sempai e Kohai.
Nihon Karate Do Shoto Kai
(Membro oficial)


Os Mestres

Tetsuji Murakami
Desenvolvido por: Joaquim Trindade
© 2015 -2019, PKS - Associação Portugal Karate-Do Shotokai