Mestre Tetjusi Murakami
O nome do Mestre Tetsuji Murakami está indissoluvelmente ligado à introdução do estilo Shotokai em Portugal, assim como a inúmeros grupos e associações espalhados um pouco por toda a Europa, desde as filiadas na Nihon Karate-Do Shotokai (NKS), como a muitos outros, que começaram a prática de Karate sob a sua orientação.

Tetsuji Murakami nasceu em Honshu, Prefeitura de Shizuoka no Japão a 31 de Março de 1927. O seu primeiro contacto com as artes marciais é através do Kendo, e só aos 19 anos inicia o treino de karaté-do com o Mestre Yamagushi (aluno de Gichin Funakoshi). Os fortes e duros treinos impostos pelo seu Mestre moldam o caracter de Murakami, que a par com o karate-Do treina também Aikido, Kendo e Iado, com o Mestre Minurou Mochizuki, o fundador de Yoseikan Budo.

Primeiro técnico japonês a radicar-se na Europa, a ele se deve a difusão do Karate em vários países, desde a França, onde residia e tinha vários dôjô’s, à antiga Jugoslávia, passando por Portugal, Itália, Inglaterra, Suiça, Alemanha, Bélgica, e ainda Marrocos. Mas é na França, em Itália e em Portugal que o seu magistério perdura e onde dirigirá estágios até ao fim dos seus dias, em 1987.

Fundador e Director Técnico da Associação Murakami Kai-Shotokai de Portugal (mais tarde denominada Associação Shotokai de Portugal), o Mestre Murakami deslocava-se ao nosso país várias vezes por ano, para orientar estágios, desde o ano de 1969, em cujo mês de Agosto se realizou o primeiro, com a duração de 15 dias, na extinta Academia de Budo, em Entrecampos.

Esta é também a altura aproximada em que decide aderir ao método de Mestre Shigeru Egami, que é hoje conhecido sob a designação de Shotokai. Ainda em 1969, T. Murakami organiza o primeiro estágio internacional de Verão, em Sérignan-Plage, no sul de França, participado por praticantes de vários países, cuja edição de 1970 contou com a presença de alguns portugueses (Mário Rebola, José Pascoalinho, Manuel Ceia e Fernando Neto (os dois últimos residentes, à época, em França). Este estágio tornar-se-ia o ponto de encontro dos praticantes de Shotokai da Europa e Norte de África e constituía uma prova de bastante dureza (14 dias de treino, 2 horas de manhã e duas de tarde) ao mesmo tempo que proporcionava o contacto com novos parceiros e respectivas experiências. Este estágio ainda hoje se realiza, organizado pelos seguidores do Mestre Murakami em França.


Técnico de uma perfeição inexcedível, homem de carácter e verticalidade, Tetsuji Murakami foi, para todos os que com ele treinaram e privaram, o exemplo a seguir, no dôjô como na vida.
Nihon Karate Do Shoto Kai
(Membro oficial)


Os Mestres

Tetsuji Murakami
Desenvolvido por: Joaquim Trindade
© 2015 -2019, PKS - Associação Portugal Karate-Do Shotokai